FECHAR X
Fale Conosco
Av. Professor Frederico Hermann Júnior, 622
Alto de Pinheiros - São Paulo/SP
Ver mapa

Espaços pequenos: Saiba como ampliá-los

 Publicado por Equipe Casa Portoro em   19/01/2018
Postado na categoria Decoração

Espaços pequenos têm o seu charme, mas alguns pontos podem incomodar quem vive nele. Uma bagunça pequena, por exemplo, pode parecer bem maior e objetos podem parecer aglomerados. Para ajudar, algumas dicas podem criar amplitudes no pequeno lar.

Se a altura do ambiente permitir, instale prateleiras no alto da parede. Isso atrai os olhares para cima e proporciona a sensação de ambiente maior. Uma dica muito usual também é fazer o uso de espelhos, que ocupe grande parte da parede ou ela por inteiro, isso vai criar uma ilusão de ótica e os espaços compactos podem parecer maiores.

Invista em uma bela cortina! As de tecidos mais finos e suaves e em paletas de cores claras e pastéis são as ideais. O comprimento deve ser rente ao chão, dessa maneira proporcionam aquela sensação de que o espaço é maior. Outra dica muito válida é utilizar um tapete embaixo do sofá, isso cria uma divisão clara entre a sala e o ambiente ao lado. Além disso, é uma maneira muito simples de adicionar novas texturas à decoração.

Outro ponto importante é padronizar tons, isso é essencial para o efeito de amplitude, principalmente quando o apartamento não possui muitas paredes, a regra é “menos é mais”. Pintar o teto com um tom mais escuro ou mesmo aplicar papel de parede, também pode ajudar bastante no resultado de ampliar espaços.

A padronização de tons se aplica também nos móveis. Quando todos os elementos de um interior tem a mesma cor o olhar “passeia” pelo ambiente sem interrupções dando a sensação de continuidade e portanto de mais espaço. Além disso, a escolha de móveis com braços fininhos, estofado enxuto e pernas sequinhas e visíveis é a melhor opção. Com as pernas de sofás e poltronas de fora, a luz poderá circular livremente pelo ambiente e essas mobílias darão a sensação de espaço a sua volta. Móveis de vidro ou acrílico também são excelentes escolhas por não tomarem nenhum espaço visual.

Peças ou coleções de arte grandes podem ajudar um ambiente a parecer maior, pois captam o olhar. Para um estilo mais discreto, aposte em ilustrações e molduras com cores brancas e neutras.

CASA PORTORO © 2020 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por