FECHAR X
Fale Conosco
Av. Professor Frederico Hermann Júnior, 622
Alto de Pinheiros - São Paulo/SP
Ver mapa

Layout da Cozinha: saiba as medidas certas

 Publicado por Equipe Casa Portoro em   02/02/2018
Postado na categoria Decoração

Projetar uma cozinha é algo que se deve fazer com muita atenção e carinho especial, afinal, é nesse ambiente que passamos muito tempo junto com família e amigos. O espaço precisa ser funcional acima de tudo, mas também agradável. Por essa razão, as medidas dos móveis e cada detalhe devem ser levados em consideração.

Vale lembrar que cada caso é um caso e que, em algumas cozinhas, tamanhos menores devem ser trabalhados e adaptações precisam ser feitas. Mas quando se projeta esse espaço, algumas medidas padrão ajudam na hora da elaboração desse ambiente, considerado o coração da casa.

- Espaço para circulação é essencial: se a sua cozinha é do tipo corredor, ela precisa de pelo menos 80 cm livres para circulação. Quando há mais que uma pessoa no mesmo espaço, como, por exemplo, quando uma pessoa estiver cozinhando e a outra lavando louça, o ideal é que haja um pouco mais de espaço, pelo menos 120 cm.

- Altura da bancada de trabalho: é onde está a pia ou o fogão, é recomendado que tenha entre 85 cm e 95 cm, mas isso pode variar de acordo com a altura das pessoas da casa.

- Bancadas e armários: a largura da bancada onde está a pia deve ter entre 50 cm e 60 cm. Quando tiver apenas 50 cm, os armários superiores devem ter 30 cm de profundidade, no máximo. A regra é que os armários suspensos acima de bancadas de trabalho sejam de 15 cm a 20 cm menores do que a profundidade da mesma. Além disso, devem estar ao menos 60 cm de distância acima da bancada.

- Posição do pendente: quando usar um pendente acima da mesa ou bancada, este deve ter de 80 cm a 90 cm de distância da superfície dela, para que não incomode ou ofusque sua vista.

- Mesas e cadeiras: mesas ou bancadas baixas para serem usadas com cadeiras, o recomendado é que tenha aproximadamente 75 a 78 cm de altura. Em contrapartida, quando se tem banquetas altas, você precisa aumentar a altura da bancada para 110 cm. Vale lembrar que o espaço entre o assento e o tampo da sua bancada deve ter entre 25 cm e 30 cm.

CASA PORTORO © 2020 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por